Uma crônica futebolêra

O futebol é cercado de mistérios…principalmente quando é no interior…num time formado por amigos…com mais de quarenta anos. É, meu amigo, já dizia Galvão Bueno: pode isso, Arnaldo?

O Arranca-Toco Futebol Clube era um time singelo e que tinha mais de 30 anos de fundação naquela cidadezinha pacata do interior de São Paulo.
No começo ele se chamava Fãs da Dona Eusébia, a mãe de Vladimir, o camisa oito, meia esquerda, canhotinho, bom de bola. Dona Eusébia, apesar do nome de avó, era o que poderia ser considerado como uma mulher gostosa e isso foi o que lhe rendeu essa homenagem – e muitas outras no vestiário.
Mas, Vladimir, que era fã do grande Maurício de Sousa, resolveu homenageá-lo rebatizando o Fãs de Dona Eusébia para Arranca-Toco, célebre time perneta das histórinhas do Cascão – essa não rendia outras no vestiário, mas o time ainda pensava na Dona Eusébia.
O Arranca-Toco daquela cidade era composto por exatos 18 jogadores, os 11 titulares e os 7 reservas. Os destaques eram Vladimir, o camisa oito, Jaiquinho, o camisa 6, lateral esquerdo e Batisbelo Raimundo, o camisa 11, ponta esquerda. Era um time com muita esquerda.
A partida era contra o Associados da Light, time que contava com dois diretores da companhia de luz e alguns mulambos do bairro da empresa e que, em 30 anos, havia perdido apenas 2 partidas, uma por W/O, a outra por um gol contra do Maciel, que tinha ficado bravo com o Douglas, que foi flagrado na cama com a esposa do amigo. Foi mais por briga interna.
30 anos de história, 30 anos de tradição e apenas duas vitórias em cima do Associados da Light. Isso era uma vergonha para o Fãs de Dona Eusébia…quer dizer, o Arranca-Toco Futebol Clube.
Jogavam juntos desde os 11 anos e não eram tão ruins, mas não havia meio daquele time resolver jogar em conjunto; dava até para acreditar que o problema do individualismo excessivo daqueles jogadores estava ligado à amizade. Quanto mais próximo você é do cara, mais você acaba perdoando os velhos pedidos de ei, maus ae, ou então de pô, cara, eu não vi você, cê veio na diagonal?
Estava tudo pronto para o grande Formosão, o clássico daquela cidade. O Arranca-Toco estava concentrado desde segunda-feira passada. Ninguém foi trabalhar durante a semana toda, com exceção do Maicon – esse não trabalhava, então a solução foi proibi-lo de frequentar as rodas de samba da Dona Jura.
O juiz apitou: havia começado. Jaiquinho tocou para Vladimir que arrancou pela meia esquerda; fintou o primeiro e fintou o segundo, se preparou para fazer o lançamento e…CAIXA! Maciel veio como um foguete para cortar, mas o baixinho Danzé meteu de peixinho para o fundo da rede.
O jogo continuou, mas o Associados da Light equilibrou o jogo. A partida era truncada e o Arranca-Toco segurava valentemente seu 1×0 conquistado naquele lance inicial.
A partida encaminhava para o final quando Mazola fez pênalti em Seu Jurandir, um dos diretores. O campinho se calou e todos esperavam pela cobrança do próprio Jurandir.
Estava acabado. 45 minutos segurando o placar e agora a vitória iria ralo abaixo.
Jurandir ajeitou a bola, cuspiu no chão e olhou com sua cara de mal encarado para o goleiro. O juiz apitou e ele disparou para cobrar o pênalti.
Quando estava chegando perto da bola, ninguém acreditou: Dona Eusébia, agora com seus 80 anos, levantou a blusa. A cena chocante vista por Seu Jurandir o aterrorizou e a bola passou por cima da grade, indo para no brejo ao lado do campo.
O juiz apitou: o Arranca-Toco havia conseguido sua terceira vitória em 30 anos. A alegria dos jogadores foi tão grande que Maicon se prontificou a organizar uma roda de samba no bar de Dona Jura.
Isso explica porque, depois daquele dia, o Arranca-Toco voltou a se chamar Fãs da Dona Eusébia Futebol Clube.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s