A necessidade do desejo de ter uma necessidade de desejo (ou algo que o valha)

A situação é comum e cotidiana, mais vista como uma prisão dos hábitos do que uma rotina propriamente dita, como se fosse uma penitência.

Desembolsados alguns trocados, o produto é adquirido e às vezes largado de lado, ou provando-se totalmente inútil, ao contrário do que aquele pedaço de papel nos fez ter um brilho ofuscante nos olhos, esperando que realmente sejamos recompensados pelo, até então defendido pelos termos administrativos, como investimento.

Mas o comum é que muitos deles realmente sejam quase a Brastemp que se dizem, oferecendo sim um benefício, mas muito abaixo do que o investimento feito.

Mas, não tem problemas, pois usamos eles, em nossa cultura, até que o prazo de validade fale por si; esse prazo é curto e, quando menos esperamos, esses produtos aumentam sua valia, diminuem seus benefícios, mas a demanda pelos mesmos procede de maneira uniforme – pelo menos porque ainda somos convencidos que precisamos deles.

Claro que predomina a propaganda enganosa, claro que muitas vezes nos encantamos com voltas e voltas dadas em um ponto que, se analisarmos, sabemos que não levarão a nada, mas…tarde demais; quando damos conta, já estamos escravos de nosso vício consumista, às vezes desnecessário, por supervalorizarmos algumas necessidades e acreditamos que, sim, é preciso a ajuda.

Mas, fazer o que? As pessoas seguem gastando e seguem em dois padrões: ou esgotam demais o barato, o fácil, porque ele de fato quer se provar apto entre os tops do mercado, ou gastam horrores com aqueles que cobram mais pela embalagem do que pelo que realmente fazem; mas, sem problemas, quando esses produtos se esgotam, basta escolher mais um dos curriculos e colocar essas pessoas para continuarem exercendo cargos como assessores de políticos, por exemplo.

Pelo menos, é como acredito que se equivale com algumas inutilidades da nossa sentença carcereira: a rotina de consumo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s