Eu sou feio, mas porque me fazem ser um;

E repetia Dostoiévski loucamente fora de si: – A beleza salvará o mundo!

Será que Dostoiévski estava dizendo alguma verdade, mesmo? Parando para analisar ao pé da letra, realmente um rosto angelical pode traduzir o caráter de uma pessoa.

Segundo algumas crenças, uma pessoa feia é uma pessoa deformada pelos males e coisas do tipo. Algumas sociedades primitivas, segunditivas, terceiritivas sacrificavam os tortos jogando-os barranco abaixo ou matando-os em praça pública.

A feiúra realmente, em certos pontos, remete à falta de caráter de alguém. Não estéticamente falando, talvez de uma forma mais metafórica, de que associamos o sujo, fedido, podre ao “feio de espírito” ou “feio por dentro”.

Vamos parar e fazer uma reflexão sobre a sociedade n0 passar dos anos.

Quem assistiu 300 de Esparta e, principalmente as meninas, que ficaram gritando no cinema feito loucas com o Gerard Butler de sunguinha de pêlos, semi-nu, sabe que o feioso foi o traidor que caguetou todo o esquema da barreira espartana.  Cleópatra foi o motivo de discórdia entre imperadores romanos que viviam em orgias pra cima e pra baixo. Talvez ela tivesse um corpo fantástico, uma bunda cavalar, como diria Buk, mas era feia pra cacete. A Discovery mostrou e eu juro que não pagaria motel pra ela. Nem morto.

E todos esses anos que a Igreja dominiou o coração e a mente das pessoas? Viram nos quadros a cara que aqueles padres, bispos e pastores tinham? Satanás, em sua essência, parecia um Yorkshire Terrier. Procurem no Google quando quiserem.

Aí dizem que narcisita é o feio inconformado. Alexandre, o Pequeno Gnomão lá dominou tudo que pôde e ainda quis manter relações sexuais com sua mãe – vulga Angelina Jolie.

Aí, como eu tô sem saco pra relatar história, vou pular drásticamente. Stálin. Porra, Stálin era feio pra caramba. E assassino, cometeu um genocídio desgraçado na União Soviética, com um autoritarismo bruto. Hitler foi a mesma coisa. Aquele cabelinho lambido pela mimosa, como dona Iraci diria, e aquele bigodinho Brazilian Wax de Bruna Ferraz.

Fez o que? Brincou de adoleta com toda a Europa, provocou uma guerra, fez barbáries. Napoleão, voltando um pouco. Baixinho e escroto. Vamos para Chile e Cuba com Pinochet e Fidel. Lindos, né? Quase capas da Vogue.

George Bush e sua cara de cavalo com artrose foi um dos piores inimigos da sociedade atual, população mundial. Dilma Roussef que, só pela cara, você vê o reflexo do país que ela controlaria.

Talvez seja uma mera conspiração contra a feiúra e que pessoas como eu, você e aquela menina chata que mora no condomínio luxuoso perto do shopping, sintam-se ameaçadas se começarem um tribunal da inquisição contra a beleza não muito bem destacada.

O caso é que eu não falo da feiúra de rosto, mas eu falo sim da feiúra de alma que algumas pessoas fazem questão de transmitir pro mundo.

Reflitam: se os olhos são as janelas da alma, você acha que uma pessoa horrenda, com um olhar pejorativo, não traz a janela perfeita para a alma podre e fétida?

Dostoiévski tem razão. A beleza vai salvar o mundo. Mas só quando as pessoas descobrirem a verdadeira beleza entre os rostos: a de praticar o bem e sempre sorrir para seu próximo.

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s