Mataram o português e foi aqui no meu portão

A gramática é o conjunto dos recursos que a língua nos põe à disposição para a interação social por meio de textos, orais ou escritos.

Ingedore Villaça Koch


Durante algum dia qualquer desta semana, enquanto coçava meu coco no escuro do meu quarto, na total ausência de sono, matutei sobre um assunto recente na história de nossa Pátria Amada Canarinha.

Eu vejo atrocidades com a língua portuguesa todo santo dia. Não me passarei por puritano porque sei que também cometo-as de vez em quando, mas em baixa escala do que normalmente vejo.

Verdadeiros assassinos de Manoéis e Joaquins aparecem a cada dia, de um jeito ou de outro e suas armas mais comuns são o g, ch, x, ss, hífen e a falta de vontade de aprender alguma coisa.

Porra, cara, eu não consigo entender o que passa na cabeça de uma pessoa que pega a língua portuguesa, segura pelo pescoço, torce ele até os cacos, depois joga o cadáver no chão, pisoteia até que os ossos estejam quebrados.

São quase 20 anos na escola e o que menos aproveitamos são as aulas de português. Fazemos cursos e cursos de idiomas e exibimos nosso inglês, espanhol, alemão, árabe, aramaico e swahili fluente e de nosso descaso, nosso português influente.

Aí surge o Esquadrão Classe A político e aprova a reforma da lei ortográfica para unir com o português de outras nações. Acharia lindo se não fosse um afronte tão grande (ou maior) contrariando tudo aquilo que custei anos para aprender.

Tiraram o hífen de palavras com R e S, aboliram o trema e algumas pessoas ainda acham que o acento grave teve sua regra modificada e que o agudo é equivalente. Outros acham que reticências são substitutos de vírgulas e seguem fazendo…aquele…discurso…chato…de…ser…lido.

E seguimos recebendo cartas, e-mails, scraps no orkut, mural de facebook, tweets, cada um pior que o outro que me deixam pasms e com vontade de chorar.

Sério, acho que o longo período de depressão que eu tive foi em virtude disto.

Sei que existem pessoas super inteligentes e que na internet a linguagem cifrada é para facilitar. Mas, cara, ponha na sua cabeça que linguagem cifrada não é erro liberado.

Vc é bem diferente de Vosê. Hj é totalmente diferente do Og. Às vezes eu penso que seria bom se houvesse uma sanção justa e aplicada à atrocidades.

Enfim, ao final de tudo isso eu paro para pensar que, aqueles livros “chatos” que nos obrigam a ler para o vestibular servem para duas coisas. A primeira é aumentar nosso conhecimento sobre a literatura mundial, principalmente sobre a nossa e sua origem, que vem da Portuguesa.

A segunda é para que, ao pegar gosto pela leitura, possamos ficar mais próximos do gosto de escrever e, meu caro amigo, só escreve quem lê, porque só ensina quem aprende.

Então, pense que se você se põe no direito de escrever errado do jeito que bem entender, eu e mais pessoas que prezamos pelo nosso idioma, nos sentimos no direito de te chamar de imbecil.

Enfim, boa noite a todos. Vou sentar nas minhas mãos pra ver se elas esquentam.

One comment

  1. Karla

    Isso Ae!!!!……. O.o
    faço de suas palavras a minha!..

    “Eu vejo atrocidades com a língua portuguesa todo santo dia. Não me passarei por puritano porque sei que também cometo-as de vez em quando, mas em baixa escala do que normalmente vejo.”

    Tem gente que “forsa” de mais!!..rsrs

Leave a Reply

